quinta-feira, 7 de maio de 2009

Reflexão sobre a visita ao Castro de São Lourenço e pesquisa sobre novas tecnicas de construção

S T C- 07/05/2009
Formadoras: Vânia Oliveira e Maria João
Proposta de trabalho: Reflexão sobre a visita aos Castros de São Lourenço, e pesquisa fotográfica sobre a evolução das técnicas de construção e aparecimento de novos materiais.

No passado dia 26 de Março de 2009, efectuamos uma visita de estudo aos Castros de São Lourenço que se situam na Freguesia de Vila Chã do Concelho de Esposende, no âmbito do tema que estamos a estudar: “Urbanismo e Mobilidade, (Arquitectura e construção) ”.
Essa foi uma actividade muito proveitosa, pois começamos por observar as habitações primárias da nossa história, que são de veras curiosas, a seguir dividimo-nos em grupos e fomos observar vários tipos de habitações e vias de comunicação fazendo registo fotográfico daquilo que íamos vendo e foi muito interessante observar a evolução da construção nos últimos anos.
Visitamos desde igrejas a pontes, urbanizações, moradias unifamiliares, bares e discotecas, hotéis, moinhos que antigamente eram usados para moer a farinha e que actualmente estão transformados em residências de férias (na Freguesia de Apúlia em Esposende) etc. Notamos que a evolução é astronómica e que nos dias de hoje são utilizadas técnicas e materiais de construção deveras surpreendentes.
A propósito desta visita e da exploração deste tema efectuamos uma pesquisa em grupos de dois, sobre novos materiais e a sua aplicação da qual fizemos a apresentação em Power Point, e creio que todos ficamos a conhecer muito mais sobre todos os materiais estudados.
Para mim foi um trabalho muito proveitoso e enriquecedor para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário